DO “AGORA”
Começam a valer nesta quarta-feira (13) novas tarifas de pedágios em rodovias paulistas como Castello Branco, Raposo Tavares e o sistema Anchieta-Imigrantes.
O reajuste foi autorizado pelo Tribunal de Justiça, após as empresas contestarem o aumento autorizado pelo governo, abaixo da inflação.
O consumidor pagará até R$ 0,40 a mais do que com o índice previsto pelo governo –caso de duas praças da Anchieta-Imigrantes, onde a nova tarifa será de R$ 22,40.
Segundo a concessionária Ecovias, o sistema Anchieta-Imigrantes terá tarifas reajustadas pelo IPCA (índice oficial de inflação): 6,37%. O mesmo ocorrerá no sistema Castello-Raposo, de acordo com a CCR ViaOeste.
A Artesp (Agência de Transporte do Estado de SP) informou que não foi notificada pela Justiça das decisões que permitem reajuste acima do definido. O motorista deve guardar os comprovantes de pagamento para eventual devolução, diz o órgão.
No mês passado, o sistema Anhanguera-Bandeirantes já havia conseguido autorização da Justiça para ter reajuste de 6,37%, maior que os 5,38% previstos pelo Estado.
Desde o início da privatização, em 1998, reajustes inferiores à inflação coincidiram em geral com anos eleitorais, como 2006 e 2012.
Folha de S. Paulo