O governo de São Paulo lançou na quinta-feira (30/1) o Exporta SP ” Programa Paulista de Capacitação para Exportações, que vai preparar empresas de micro, pequeno e médio portes para acessar o mercado internacional. Essa medida vai ao encontro dos pleitos da Frente Parlamentar do Empreendedorismo ” Frepem, que propôs a criação de um programa estadual de apoio à internacionalização de pequenas empresas.
O coordenador da Frepem, deputado Itamar Borges, comemorou a medida “Em março de 2019, estivemos com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Patrícia Ellen, e entregamos um documento elaborado por um grupo de trabalho da Frepem, com vistas a subsidiar a criação de um grande programa. O Exporta SP é um primeiro passo e desejamos a implantação, e se possível, a ampliação dessa iniciativa”, resumiu o parlamentar.
A meta do projeto é qualificar 150 empresas este ano e chegar a 1.200 até 2023, fazendo com que um número maior de companhias passe a exportar os produtos de origem paulista.
O novo programa prevê capacitação com duração de cinco meses por turma e abordará temas que mais desafiam os empresários no processo de internacionalização de produtos e serviços.
Para participar, as empresas precisarão se cadastrar no site da InvestSP (www.investe.sp.gov.br/exporte/exportasp) e passar por processo seletivo que avaliará o atual estágio para acesso ao mercado externo. Depois, a empresa receberá a visita de um consultor que irá prepará-la para cumprir todas as etapas do treinamento.
ALESP