DE SÃO PAULO – Vereadores que apoiam o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), anunciaram ontem que tentarão impedir a cessão ao Instituto Lula de um terreno público avaliado em R$ 20 milhões na cracolândia (região central).
A Câmara Municipal aprovou a oferta do prefeito à entidade anteontem, em primeiro turno, por 37 votos a 10. O texto ainda precisa passar por uma segunda votação, prevista para daqui a duas semanas.
Os vereadores Gilberto Natalini (PV) e Floriano Pesaro (PSDB), que apoiam Kassab, afirmaram que vão apresentar propostas alternativas para tentar barrar a cessão da área.
De acordo com o projeto de Kassab, o Instituto Lula deverá receber o terreno gratuitamente, pelo prazo de 99 anos, para construir um museu batizado de Memorial da Democracia.
Os vereadores que se opõem à ideia dizem que o projeto pode beneficiar eleitoralmente o PT, já que o Instituto Lula seria o responsável pela escolha dos políticos a serem lembrados.
A entidade afirma que o memorial guardará o acervo acumulado pelo petista na Presidência, mas será um “espaço aberto e suprapartidário” sobre a “luta coletiva” de diferentes movimentos políticos.
Kassab ofereceu a área em fevereiro, quando ensaiava apoiar Fernando Haddad (PT) na eleição municipal.
Fonte: Folha de S.Paulo/Poder