‘Pôneiterapia’ traz alívio para crianças atendidas no Instituto de Tratamento do Câncer Infanto-juvenil

Parceria com a Sociedade Hípica Paulista começou em 2021 e já beneficiou cerca de 137 pacientes

A ‘pôneiterapia’ promovida no Instituto de Tratamento do Câncer Infantojuvenil (Itaci), unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), é um convite à leveza e alegria na rotina das crianças que enfrentam o câncer. A unidade recebe, uma vez por mês, os pôneis Tico e Caramelo para interagirem com os pacientes, que brincam, penteiam e até montam nos animais, sob supervisão de profissionais da Sociedade Hípica Paulista.

Uma vez por mês, os pôneis Tico e Caramelo para interagirem com os pacientes no Itaci. Foto: Secretaria de Estado da Saúde de SP

Segundo os especialistas, os pôneis são levados ao Itaci para suavizar a rotina hospitalar, além de contribuir para minimizar o estresse e a ansiedade, principalmente, nas internações mais longas. A atividade também impacta no estreitamento da confiança, relacionamento interpessoal e coordenação motora das crianças.

LEIA TAMBÉM: Hospital Regional do Litoral Norte de SP aumenta em 54% os tratamentos de quimioterapia

A parceria entre a Fundação Criança – Itaci e a Sociedade Hípica Paulista começou em 2021, após a visita de um cavalo a uma criança que estava internada e não tinha ânimo para participar das atividades de reabilitação intra-hospitalar, e desde então já impactou cerca de 137 pacientes.

https://www.instagram.com/reel/DCeS5b3RvvH/embed/captioned/?cr=1&v=14&wp=540&rd=https%3A%2F%2Fwww.agenciasp.sp.gov.br&rp=%2Fespeciais%2Fponeiterapia-traz-alivio-para-criancas-atendidas-no-instituto-de-tratamento-do-cancer-infantojuvenil%2F#%7B%22ci%22%3A0%2C%22os%22%3A961.4000000953674%2C%22ls%22%3A605.1000003814697%2C%22le%22%3A913.2000002861023%7D

“A pôneiterapia é um processo para ressignificar o contexto hospitalar para essas crianças. Percebemos que depois do encontro com esses pôneis, as crianças ficam mais felizes, elas entendem mais as restrições provocados pelo tratamento. E isso ajuda, também, na adesão delas e até no período que elas ficam aqui no hospital”, afirma Thaís Breternitz Lino, terapeuta ocupacional do Itaci.

Heloísa de 4 anos foi uma das pacientes que participou das atividades de reabilitação. Foto: Secretaria de Estado da Saúde de SP

Heloísa, de 4 anos, é uma das pacientes impactadas pela presença dos animais. A menina foi diagnosticada com leucemia linfoide aguda com 1 ano e fez tratamento por dois anos.

LEIA TAMBÉM: Peso paterno influencia o tamanho da criança ao nascer, mostra estudo apoiado pela Fapesp

“O primeiro contato da minha filha com os pôneis foi em 2022, em um dia de quimioterapia. Ela ficou muito feliz e eu senti uma melhora, porque despertou uma curiosidade e o contato deixou o dia mais leve”, conta a mãe, Priscila Aparecida Adão Santiago. Segundo ela, o período de tratamento é árduo e exige muito das crianças e, por isso, o contato com os animais traz leveza para os dias difíceis.

Atualmente, Heloísa está curada e a mãe é grata pela possibilidade de terapias alternativas durante do tratamento. “Foram dois anos muito difíceis, que pareciam que não íamos suportar. Momentos de muitas lágrimas, de desafios, mas graças à medicina, aos bons médicos e a esse hospital que abriu as portas para nos acolher, minha filha está curada”, comemora Priscila.

A parceria entre a Fundação Criança – Itaci e a Sociedade Hípica Paulista começou em 2021. Foto: Secretaria de Estado da Saúde de SP