Etecs e Fatecs de SP divulgam dicas para ajudar os novos alunos

Veja recomendações de psicóloga e coordenadora de projetos para manter o foco e começar o curso sem crise

Alunos Etecs

Download

Adaptação, planejamento, organização, motivação, participação e engajamento ajudam a estabelecer nova rotina acadêmica. Foto: Divulgação/Governo de SP

Começar um curso é um momento de grandes mudanças, e a adaptação à nova rotina é essencial para um bom desempenho. Muitas emoções e dúvidas certamente estão passando pela mente dos alunos recém-chegados às Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs).

Para ajudar a passar por este momento sem crise, aproveitando ao máximo o curso e as oportunidades, a psicóloga, professora e coordenadora de projetos do Centro Paula Souza (CPS), Deise Felipe compartilha dicas para manter o equilíbrio entre estudos, lazer e bem-estar.

LEIA TAMBÉM: Etecs e Fatecs de SP recebem novos alunos com trote solidário

Adaptação

É primordial entender que sua rotina será alterada e buscar a melhor adaptação. Seguir uma rotina constante cria senso de responsabilidade e independência, habilidades valiosas para a vida acadêmica e profissional.

Planejamento

Ter um planejamento claro e realista evita atrasos e correria antes de provas e trabalhos.

LEIA TAMBÉM: Etecs e Fatecs de SP preparam profissionais para áreas em alta no mercado de trabalho

Organização

Ao organizar o material escolar, você evita repetições desnecessárias e consegue estudar de maneira mais eficiente. A organização nos estudos também cria hábitos valiosos na vida profissional e pessoal.

Participação e engajamento

Participar das aulas expressando suas ideias e discutindo conceitos fortalece sua capacidade de argumentação, raciocínio crítico e comunicação oral. O engajamento cria conexões, facilitando futuras colaborações acadêmicas e até oportunidades profissionais.

LEIA TAMBÉM: Centro Paula Souza abre inscrições para quatro cursos de MBA

Motivação

Manter-se motivado faz com que seu cérebro se engaje mais no processo de aprendizado, tornando mais fácil lembrar e aplicar o que foi estudado. Para isso, lembre-se do motivo pelo qual começou o curso.