No Metrô, quatro estações das linhas 1-Azul e 3-Vermelha ficarão abertas para embarque e desembarque durante toda a madrugada
Publicado em 21/05/2025 – 13:05
Durante a Virada Cultural, que ocorre nos dias 24 e 25 de maio, as empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) do Estado de São Paulo terão mudanças na operação.
Na CPTM, a circulação de trens terá estratégia operacional especial para atender o público que utilizará o transporte público. De sábado para domingo, os trens vão operar de forma ininterrupta durante toda a madrugada. Neste período, entre 0h e 4h, as 57 estações da companhia estarão abertas somente para desembarque de passageiros.
O acesso às linhas da CPTM poderá ser feito pelas estações de integração ao sistema: Tamanduateí (Linha 10-Turquesa), Brás (Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 12-Safira, 11-Coral) Luz (Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral), Palmeiras-Barra Funda (Linha 7-Rubi), Tatuapé (Linhas 11-Coral e 12-Safira), Corinthians-Itaquera (Linha 11-Coral), Engenheiro Goulart (Linhas 12-Safira e 13-Jade) e Calmon Viana (Linhas 11-Coral e 12-Safira).
Durante todo o evento, haverá trens de prontidão em locais estratégicos ao longo da malha ferroviária, que poderão ser utilizados em caso de um eventual aumento de demanda. Os colaboradores da CPTM estarão à disposição para auxiliar os passageiros em seus deslocamentos. Todas as mudanças na operação serão informadas aos passageiros por avisos sonoros nos trens e estações, paineis eletrônicos e sinalização nas estações e plataformas. É possível também acompanhar pelas redes sociais da companhia e esclarecer dúvidas pelos canais de atendimento: Central de Relacionamento no: 0800 055 0121 ou pelo WhatsApp: (11) 99767-7030.
Já no Metrô, as estações São Bento (Linha 1-Azul), Sé (linhas 1-Azul e 3-Vermelha), Anhangabaú e República (Linha 3-Vermelha) ficarão abertas para embarque e desembarque durante toda a madrugada entre os dias 24 (sábado) e 25 (domingo). As demais estações ficarão abertas apenas para desembarque dos passageiros.
Haverá trens extras de prontidão, que poderão ser utilizados caso seja necessário em qualquer uma das linhas. O quadro de funcionários da segurança e estação também terá reforço.