Programa do Fundo Social oferece cursos gratuitos em unidades móveis adaptadas; primeiras turmas começaram às 8h desta segunda (11)
Publicado em 11/08/2025 – 15:33
A semana começou com mais oportunidades para a população da região de Bauru. O Fundo Social de São Paulo deu início, nesta segunda-feira (11), às aulas do sexto ciclo do programa Caminho da Capacitação, que vai percorrer 12 municípios oferecendo cursos gratuitos de qualificação profissional em carretas totalmente adaptadas.
LEIA TAMBÉM: Governo de SP encerra 5º ciclo do Caminho da Capacitação com mais de 600 alunos formados na região de Bauru
O programa integra as ações do Governo de São Paulo no combate à pobreza e está inserido no Superação SP, iniciativa que pretende retirar mais de 100 mil famílias da linha da pobreza até 2026. Em cada cidade, as carretas permanecerão por 15 dias, seguindo o cronograma regional.
Neste ciclo, a população poderá se capacitar nas áreas de Gastronomia, Beleza e Bem-Estar, Moda, Tecnologia e Inovação, Panificação e Açougue, além de Cuidados com Pets. As vagas são destinadas a maiores de 18 anos, com prioridade para desempregados, inscritos no CadÚnico e mulheres chefes de família. Algumas formações também estão disponíveis para jovens a partir de 16 anos.
Confira as cidades, endereços e cursos deste ciclo, na região de Bauru:
LEIA TAMBÉM: SuperAção SP: Governo de SP inicia adesão de municípios a programa de superação da pobreza
As unidades móveis contam com espaços acessíveis para aulas teóricas e práticas, internet e sistema de reconhecimento facial para controle de presença. Cada carreta é equipada de acordo com a área de formação, podendo incluir cozinhas industriais, estúdios de criação audiovisual e equipamentos de estética e bem-estar.
LEIA TAMBÉM: Vida nova em SP trouxe acolhimento e novas oportunidades para alagoana formada pelo Caminho da Capacitação
As aulas são ministradas por profissionais do Centro Paula Souza. Ao final, os alunos recebem certificado oficial de conclusão em cerimônia de formatura.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.cursofussp.sp.gov.br. Mais informações estão disponíveis no www.fundosocial.sp.gov.br ou no Fundo Social de cada município.