15/08/2025 16:00:00
Com debates sobre reforma tributária, gestão, tecnologia e integração institucional, chegou ao fim, nesta sexta-feira (15), o 57º Curso de Atualização Jurídica – Encontro Estadual de Procuradores do Estado, promovido pela Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE/SP) no Casa Grande Hotel, no Guarujá. O evento, iniciado na quinta-feira (14), reuniu cerca de 230 procuradores de diversas áreas para dois dias de palestras e discussões estratégicas.
O tema central desta edição foi “Conexões Estratégicas: Potencializando a Colaboração Interna na PGE/SP”, abordando a importância da integração entre as áreas da instituição. A programação incluiu a conferência de abertura “Conexões entre as Áreas da PGE”, com a presença da procuradora geral do Estado, Inês Coimbra, e do procurador geral adjunto, Caio Guzzardi, além de palestra de encerramento ministrada pela ouvidora-geral do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávia Martins Carvalho, intitulada “Passado, Presente e Futuro: Conexões Interpessoais e a Construção das Instituições”.
Ao longo do encontro, procuradores participaram de cinco salas temáticas com debates simultâneos sobre gestão e conexões interáreas, atuação estratégica no Supremo Tribunal Federal, riscos fiscais, impactos de decisões judiciais na atuação administrativa e uso de tecnologia no Direito – incluindo inteligência artificial e jurimetria.
Organizado pelo Centro de Estudos da PGE-SP, o Encontro Estadual é realizado anualmente e tem como objetivo promover atualização técnica, troca de experiências e fortalecimento da atuação institucional, reforçando o papel da Procuradoria na defesa dos interesses do Estado e na melhoria da gestão pública.
“Encerramos hoje o 57º Curso de Atualização Jurídica, nosso Encontro Estadual de Procuradores do Estado, após dois dias intensos de palestras e debates que reforçaram a integração entre colegas, sob o tema central das conexões interáreas da PGE. Tivemos apresentações das subprocuradorias, uma palestra inspiradora da Doutora Flávia, ouvidora-geral do STF, e encerramos a programação com mesas de discussão sobre temas transversais à atuação da Procuradoria. A expectativa é que todos saiam daqui refletindo sobre o papel da PGE e comprometidos em construir um futuro cada vez melhor para a nossa instituição”, afirmou Mariana Beatriz Tadeu de Oliveira, procuradora do Estado chefe do Centro de Estudos da PGE/SP.
Fotos: Ricardo Brito (aci/PGE-SP)