01/10/2025 16:30:00
A Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE/SP) foi destaque no Oracle AI Forum, em Brasília, nesta quarta-feira (1), ao apresentar os avanços na adoção de Inteligência Artificial (IA) para a automação de processos jurídicos voltados ao setor público. O sistema, desenvolvido internamente, já analisou mais de 4 milhões de intimações e documentos, resultando no encerramento de 650 mil demandas e na elaboração de 620 mil peças processuais.
Durante o evento, o procurador do Estado Virgílio Carbonieri representou a instituição, detalhando o funcionamento da tecnologia aplicada à rotina jurídica da PGE/SP e os impactos positivos da inovação na atuação da advocacia pública.
Ainda na apresentação, o procurador também compartilhou os próximos passos da PGE/SP no uso de inteligência artificial generativa. A iniciativa visa ampliar a eficiência e a qualidade técnica dos serviços prestados pela Procuradoria, ao mesmo tempo em que libera a força de trabalho para atividades mais estratégicas e complexas.
O case paulista reforçou como o uso estratégico da tecnologia pode contribuir para uma atuação mais eficiente, proativa e orientada à entrega de resultados à sociedade.
Promovido pela Oracle, o fórum reuniu especialistas, técnicos e gestores públicos de todo o país para debater o papel da inteligência artificial na transformação digital do setor público. O evento destacou experiências inovadoras, tendências tecnológicas e desafios regulatórios, promovendo a troca de conhecimentos sobre como a IA pode aprimorar a gestão, aumentar a eficiência dos serviços públicos e fortalecer a tomada de decisões baseada em dados.