Projeto Horizontes inicia treinamento de procuradores-monitores

09/10/2025 15:13:00

A Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE/SP) deu início nesta quinta-feira (9) ao treinamento dos procuradores que atuarão como monitores no novo modelo de acolhimento institucional da Carreira, na Fundação Dom Cabral (FDC), campus Vila Olímpia, na capital. A capacitação ocorre em três encontros (9, 10 e 21 de outubro) e integra o Projeto Horizontes, iniciativa voltada à formação e integração dos novos procuradores do Estado.

O encontro foi aberto pelo procurador geral do Estado adjunto, Caio Guzzardi, e pelo procurador corregedor-geral, Fábio Trabold Gastaldo, que destacaram o caráter inovador e colaborativo do projeto, desenvolvido ao longo do último ano em parceria com a Fundação Dom Cabral, uma das mais reconhecidas escolas de gestão do país.

Em sua fala, Guzzardi agradeceu aos participantes por se voluntariarem para atuar como agentes de transformação da instituição e explicou a origem e o propósito do programa.

“A ideia surgiu na Corregedoria, a partir de uma proposta do Fábio, mas desde o início ficou claro que seria um projeto da instituição, não de um setor específico. Queremos transformar o estágio probatório em um momento de acolhimento, cooperação e troca de experiências, não apenas em um acompanhamento formal”, afirmou.

“Todos os que estão aqui já são agentes de transformação da PGE, seja pela atuação técnica, pela participação institucional, pelas habilidades sociais ou pela contribuição acadêmica. Agora, com o treinamento, vão agregar conhecimento e disseminar essa cultura”, disse.

O projeto prevê que cada monitor acompanhe um grupo de quatro a cinco novos procuradores, atuando como referência e apoio durante o início da carreira. A proposta é formar uma rede de colaboração horizontal, em que a transformação institucional aconteça “em teia, e não de cima para baixo”, nas palavras de Guzzardi.

“Essa ideia de seguir um líder carismático é uma invenção dos poderosos. A mudança verdadeira acontece em rede, com pessoas que tecem essa teia — e vocês são os tecedores dessa nova PGE”, concluiu, comparando o processo a uma “cerimônia do fogo”, na qual a chama do conhecimento é passada adiante.

Durante os dois primeiros dias de treinamento (9 e 10 de outubro), os participantes vivenciam atividades práticas, dinâmicas de grupo e reflexões sobre liderança, cultura organizacional e desenvolvimento humano, com foco no papel estratégico dos monitores. O terceiro encontro, marcado para 21 de outubro, será dedicado ao tema “Diversidade e Inclusão” e contará com a presença da procuradora geral do Estado, Inês Coimbra, na abertura.

O Projeto Horizontes simboliza uma nova etapa na forma como a instituição acolhe e desenvolve seus procuradores, buscando consolidar um legado para as próximas gerações da carreira.

Fotos: Ricardo Brito (aci/PGE)