Ipem-SP e ANP firmam acordo de cooperação técnica e operacional

Parceria pretende fortalecer as ações conjuntas de fiscalização da qualidade dos combustíveis comercializados no estado de São Paulo


Agência SP – Publicado em 03/11/2025 – 17:41

Em um momento importante  para o setor de energia e fiscalização de combustíveis, foi realizada nesta segunda-feira (3) a cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica e Operacional entre a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP). O evento ocorreu no Escritório Central da ANP, no Rio de Janeiro.

A parceria tem como objetivo fortalecer as ações conjuntas de fiscalização, aprimorar a troca de informações técnicas e promover maior eficiência e transparência nas atividades relacionadas ao controle da qualidade e da quantidade dos combustíveis comercializados no estado de São Paulo.

Como parte do acordo, as equipes do Ipem-SP receberão treinamento especializado da ANP, preparando-se para o início das ações integradas. Essas atividades incluem operações de fiscalização em postos de combustíveis, verificação de bombas medidoras com a inclusão da nova metodologia, coleta de amostras para análise da qualidade dos produtos e verificação do cumprimento das normas técnicas e metrológicas.

LEIA TAMBÉM: Novo mutirão do Acordo Paulista para débitos de ICMS, IPVA, ITCMD e multas do Procon será nesta quarta (5)

Durante a cerimônia, o superintendente do Ipem-SP, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, destacou a importância da parceria: “Este acordo representa um marco para o fortalecimento da fiscalização e da proteção ao consumidor paulista. A integração entre o Ipem-SP e a ANP permitirá maior efetividade nas ações em campo, garantindo mais segurança, transparência e confiança no mercado de combustíveis.”

O evento contou com a presença do diretor-geral da ANP, Artur Watt, da subsecretária de Energia e Mineração da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), Marisa Maia de Barros, além de representantes do Inmetro, do Instituto Combustível Legal (ICL) e de fabricantes de bombas medidoras de combustíveis, e equipe da ANP.

Com o novo acordo, o Ipem-SP e a ANP reforçam o compromisso de atuar de forma integrada em prol do consumidor, do combate às irregularidades e da promoção de um mercado de combustíveis mais justo, seguro e confiável.