Da assessoria do deputado Luiz Claudio Marcolino
O dia 20 /5 entrou para o calendário de comemorações do Estado de São Paulo como do Dia Estadual da Miscigenação do Povo Brasileiro. A nova lei (nº 15.420) entrou em vigor no último dia 12/5, após a sanção do governador Geraldo Alkmin ao Projeto de Lei 970/2013 de autoria de Luiz Claudio Marcolino (PT).
Segundo o deputado, desde a sua descoberta no século 16, poucos países no mundo passaram por uma miscigenação tão intensa de raças e culturas quanto o Brasil. Para ele, a nova lei rende justa homenagem a uma das mais importantes características sociológicas dos paulistas e dos brasileiros que é a mistura das raças e de culturas.
“Entendemos que é de grande importância para se destacar este fenômeno social a sua própria celebração, comemorando-o oficialmente numa data específica, para que seja permanentemente relembrada a riqueza cultural, sociológica e política que decorre da nossa miscigenação”, comemorou o deputado.
O deputado, segundo informou, inspirou-se no “Dia da Miscigenação”, celebrado no município de Embu das Artes, desde 2013, a partir da proposta do vereador Pedro Valdir Amaro Gurgel. Essa iniciativa foi considerada pioneira em se tratando de homenagem dessa natureza.
Esta é a segunda propositura do deputado aprovada pelo Legislativo paulista. Em 2012, o Plenário aprovou a PLC 3/2012, estendendo o acesso à assistência médica pelo Iamspe a todos os servidores estaduais contratados. O PLC foi vetado pelo governador Alckmin.
DOE, Legislativo, 21/05/2014, p. 5