Gabriel Cabral
Os diretores, coordenadores pedagógicos e supervisores de ensino da rede pública poderão pagar meia-entrada em teatros, cinemas e casas de show, por exemplo. O projeto 300/2012, de Carlos Giannazi (PSOL), assegura o benefício e está entre os 14 PLs que tiveram seus vetos derrubados pela Assembleia no final de 2013.
De acordo com a proposta, titulares de cargos do quadro de apoio das escolas das redes públicas do Estado e dos municípios poderão usufruir da meiaentrada. A forma de comprovação que permitirá a entrada do funcionário é a apresentação da carteira funcional emitida pela Secretaria da Educação ou holerite. A medida passa a valer após a promulgação, que poderá ser feita pelo governador ou pelo presidente da Assembleia.
Papel do educador
“Estes profissionais desdobram-se em duas direções: de um lado, investem na sua própria formação, entendendo que a produção cultural também é fonte de conhecimento e, do outro lado, na qualificação do currículo escolar, à medida que podem divulgar os espetáculos aos seus alunos”, disse Giannazi na justificativa de seu projeto.
O deputado também discorre sobre a visão atual do que é educação e do papel do educador. “Educador é todo aquele que transita no ambiente escolar e dá a sua contribuição laboriosa para a qualidade do processo de aprendizagem.”
DOE, Legislativo, 11/01/2014, p. 3