CCJR aprova projeto que disciplina tempo de espera na balsa
CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DA FOTO ACIMA
Projeto quer reduzir tempo de espera na balsa

Da assessoria da deputada Telma de Souza

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) aprovou o Projeto de Lei 812/2011, de autoria da deputada Telma de Souza (PT), que disciplina o tempo de espera para a travessia litorânea por balsas no Estado.

Pelo texto, o período de espera para o embarque nas balsas será de até 30 minutos, sendo no máximo 15 na fila e outros 15 na área de embarque. Em caso de descumprimento, o usuário seria isento do pagamento da tarifa. Em caso de reincidência com o mesmo usuário (que teria seu CPF registrado), a concessionária que opera a travessia poderá ser multada em até 100 vezes o valor da tarifa vigente. O montante arrecadado será revertido ao Fundo Metropolitano da Baixada Santista.

“A travessia de balsas no litoral paulista é um modelo antigo, até arcaico, que deveria ser complementar a um sistema de transporte público eficiente com obras de infraestrutura, como o túnel submerso entre Santos e Guarujá, que já virou lenda. A travessia não é ideal, mas, até que haja uma estrutura condizente com a demanda, os usuários precisam ser respeitados”, avalia Telma.

O projeto ainda prevê monitoramento do tempo de espera e a distribuição de senhas na fila, com o horário da chegada do veículo ao local, além da instalação de painéis eletrônicos para que os usuários do sistema acompanhem os tempos de travessia e de espera. Após o lançamento do projeto de lei, a Dersa, concessionária estadual, adotou esta segunda medida.

Fonte: Alesp/Agência de Notícias