Uma das palestras é sobre saúde mental e outra sobre aposentadorias; há ainda a Exposição da Cultura Afro-Brasileira e Indígena
Publicado em 02/09/2025 – 12:38
A Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), por meio do Centro de Integração da Cidadania (CIC) Campinas, realiza em setembro duas ações voltadas à conscientização e prevenção ao suicídio, dentro da campanha Setembro Amarelo.
No dia 2 de setembro, em parceria com a Faculdade Anhanguera de Campinas – Unidade 4, acontecem duas palestras com o tema “Reflexões de um Palhaço e a Saúde Mental”, conduzidas pelo psicólogo Rafael Magalhães. As atividades serão realizadas às 8h20 para os alunos do período matutino e às 19h20 para os alunos do período noturno, alcançando cerca de 300 estudantes.
Já no dia 10 de setembro, o CIC Campinas recebe novamente a palestra “Reflexões de um Palhaço e a Saúde Mental”. Às 9h, o encontro será direcionado aos beneficiários do Programa Viva Leite, e às 14h, para a equipe técnica da rede intersetorial Vida Nova, reunindo cerca de 130 participantes.
As atividades têm como objetivo levar informação, reflexão e orientação sobre a importância da saúde mental e da prevenção ao suicídio, reforçando a mensagem da campanha Setembro Amarelo.
Data : 2 de setembro de 2025
Horário : das 8h20 e 19h20
Local : Faculdade Anhanguera de Campinas – Unidade 4 (Rua Emília Stefanelli Ceregatti, 100 – Jd. Morumbi)
Data : 10 de setembro de 2025
Horário : das 9h e 14h
Local : CIC Campinas (Rua Odete Therezinha Santucci Octaviano, 92 – Vida Nova)
A Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), por meio do Centro de Integração da Cidadania (CIC) Ferraz de Vasconcelos, realiza em setembro duas ações abertas ao público, em parceria com instituições locais.
De 3 a 9 de setembro, o espaço recebe a Exposição da Cultura Afro-Brasileira e Indígena, com trabalhos desenvolvidos por 38 escolas da rede municipal de ensino. A mostra, organizada em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, poderá ser visitada das 10h às 16h no CIC. O objetivo é valorizar e dar visibilidade à diversidade cultural, além de fortalecer práticas pedagógicas voltadas à educação antirracista.
Já no dia 5 de setembro, das 11h às 12h30, será realizada a palestra “Aposentadorias e LOAS”, em parceria com a Fundação FAT. A atividade será conduzida pela Dra. Millen Pereira, advogada especialista nas áreas cível e criminal, professora da Fundação FAT e ex-diretora do Procon de Ferraz de Vasconcelos. O objetivo é fortalecer e ampliar o acesso da população a serviços e benefícios, esclarecendo direitos e orientando pessoas que não têm informações adequadas.
Serviço
Exposição: 3 a 9 de setembro, das 10h às 16h
Palestra: 5 de setembro, das 11h às 12h30
Local : CIC Ferraz de Vasconcelos – Avenida Governador Jânio Quadros, 967 – Parque São Francisco