CultSP PRO: SP abre mais de mil vagas em cursos gratuitos de qualificação em cultura

Em todo o estado, serão 1.145 vagas em 18 cidades; as inscrições podem ser realizadas até o dia 1º de novembro

CultSP PRO

Cultura

Os cursos do CultSP PRO estão organizados em seis escolas temáticas, focadas em áreas da cultura e economia criativa. Foto: Melina Amaro/Governo de SP

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, acaba de abrir inscrições para 1.145 vagas do CultSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, o maior programa de formação e qualificação voltado aos setores culturais e criativos do país, gerido pelo IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão. Para participar, os candidatos devem ter, no mínimo, 16 anos e ensino fundamental completo. As aulas são gratuitas, presenciais e as inscrições podem ser realizadas pelo site: www.cultsppro.org.br até o dia 1º de novembro. 

Nesta segunda etapa do CultSP PRO, as vagas estão distribuídas em 18 cidades, abrangendo 10 regiões administrativas do estado. Os municípios contemplados são: São Paulo, Ribeirão Pires, São Caetano do Sul, Santana de Parnaíba, Santo André, Cubatão, Santos, Botucatu, Itu, Campinas, Santa Bárbara D’Oeste, Garça, Registro, São José do Rio Preto, Areias, Campos do Jordão, São Sebastião e São José dos Campos, reforçando o compromisso do programa com a descentralização e interiorização das ações culturais.

“O CultSP PRO representa um marco na formação de profissionais da cultura em São Paulo. Estamos criando um programa robusto, que não apenas qualifica a mão de obra, mas também fomenta o desenvolvimento de talentos e a geração de novas oportunidades para quem já atua na cadeia produtiva da cultura”, destaca Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Os cursos do CultSP PRO estão organizados em seis escolas temáticas, focadas em áreas da cultura e economia criativa. A Escola de Artes abrange performance artística e capacitação técnica em cenografia e produção musical. A Escola de Patrimônios e Equipamentos foca na gestão e preservação do patrimônio cultural, oferecendo cursos em curadoria e gestão de museus. A Escola do Audiovisual, Games e Tecnologias oferece capacitação em produção audiovisual e criação de games, enquanto a Escola de Conteúdo, Design e Artes Visuais foca na formação em design gráfico e fotografia. A Escola de Tradições e Expressões Criativas qualifica em gastronomia e moda sustentável, e a Escola de Inovação e Sustentabilidade enfoca empreendedorismo e projetos culturais inovadores. Já o Programa Qualificação em Artes: Dança e Teatro busca aprimorar grupos artísticos e valorizar as culturas regionais.

Em 2024, mais de 500 atividades formativas e complementares terão sido realizadas, impactando diretamente mais de 10 mil pessoas em todas as regiões do estado. A partir de 2025, serão mais de 2.300 atividades por ano e a previsão é chegar a 2029 com mais de 10 mil atividades pactuadas e condicionadas, beneficiando mais de 500 mil pessoas em todo o território estadual. 

LEIA TAMBÉM: CULTSP PRO: SP lança programa de qualificação voltado ao setor cultural

Na capital, as atividades ocorrem predominantemente no Edifício Oswald de Andrade, mas também haverá programação na Praça Benedito Calixto. No interior, elas se expandem por uma ampla rede de espaços físicos, graças a parcerias com empresas, prefeituras, universidades e equipamentos culturais.

Serviço:

CAPITAL

REGIÃO METROPOLITANA

Ribeirão Pires

São Caetano do Sul

Santana de Parnaíba

Santo André

REGIÃO ADMINISTRATIVA DE SANTOS 

Cubatão

Santos

REGIÃO ADMINISTRATIVA DE SOROCABA

Botucatu

Itu

REGIÃO ADMINISTRATIVA DE CAMPINAS

Campinas

Santa Bárbara d´Oeste

REGIÃO ADMINISTRATIVA DE MARÍLIA

Garça

REGIÃO ADMINISTRATIVA DE REGISTRO

Registro

REGIÃO ADMINISTRATIVA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

São José do Rio Preto

REGIÃO ADMINISTRATIVA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Areias

Campos do Jordão

São Sebastião

São José dos Campos