BRASÍLIA – Como estratégia para assegurar o sigilo de informações, decreto da presidente Dilma Rousseff publicado nesta terça-feira no “Diário Oficial da União” prevê a criação do sistema de comunicação de dados para administração pública federal. A medida autoriza a dispensa de licitação nas contratações que “possam comprometer a segurança nacional”.
A medida é considerada um primeiro passo para a implementação de um e-mail exclusivo para o governo federal.
“As comunicações de dados da administração pública federal direta, autárquica e fundacional deverão ser realizadas por redes de telecomunicações e serviços de tecnologia da informação fornecidos por órgãos ou entidades da administração pública”, diz o decreto.
Ato dos ministérios da Defesa, do Planejamento e das Comunicações irá disciplinar a criação do sistema de e-mail e estabelecer os prazos para implementação.
No mês passado, o governo anunciou que deverá usar o e-mail do Serviço de Processamento de Dados (Serpro), menos vulnerável a vazamentos e espionagem pelo exterior. A previsão é que a implantação do sistema deve ser concluída no primeiro semestre de 2014, atendendo 3 milhões de servidores públicos. A ferramenta é chamada de “Expresso V3”.