Claudia Amaral, de Bragança Paulista, e Priscila Fabiana Rodrigues Terencio, de Franca, disputam prêmio que será anunciado em 28 de outubro
Publicado em 18/09/2025 – 12:02
Duas professoras da rede estadual de ensino são finalistas da 27ª edição do Prêmio Educador Nota 10. A premiação deste ano está marcada para o dia 28 de outubro. São representantes de unidades da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo as docentes Claudia Amaral, da Escola Estadual Cásper Líbero, de Bragança Paulista, e Priscila Fabiana Rodrigues Terencio, da Escola Estadual Ângelo Scarabucci, da cidade de Franca.
Para concorrer à premiação deste ano, os profissionais deveriam inscrever projetos transformadores e de impacto em suas comunidades que estivessem alinhados aos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2023 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Professora Claudia e o projeto na escola de Bragança Paulista

O projeto da professora Claudia Amaral foi intitulado de “Meu Futuro na Sociedade” e envolveu conhecimentos de educação financeira e língua inglesa.
De acordo com o registro do projeto no prêmio, a iniciativa buscou trazer reflexões sobre pobreza, economia, educação financeira e empatia, com foco na formação cidadã e no protagonismo juvenil. Promoveu o uso da língua inglesa em contextos reais de comunicação, incentivou reflexões sobre o futuro e fortalece a autoestima e engajamento dos alunos. Além disso, o projeto envolveu o intercâmbio virtual com estudantes de uma escola americana, além de atividades culturais, apresentações e a criação de uma página do projeto.
A professora Claudia diz que o principal impacto do projeto foi perceber a mudança de postura dos alunos diante do próprio futuro. “Eles compreenderam melhor o papel que ocupam na sociedade, a importância de se preparar para os desafios do mundo atual, e também do conhecimento da língua inglesa”, afirma.
Finalista do prêmio, a professora diz que as mudanças individuais também são mostradas em números. “Embora o impacto humano seja visível, também foi possível observar avanço na nota de 80% dos alunos. Essa é a mesma quantidade de alunos que se sentem mais preparados para planejar seus objetivos pessoais”, diz.
A professora comemora a indicação e celebra suas parcerias. “Ser indicada para o Prêmio Educador Nota 10 representa um grande reconhecimento ao trabalho realizado com tanta dedicação e afeto. Sinto que essa indicação valoriza não apenas o meu empenho, mas também o envolvimento dos alunos, da escola e de todos que contribuíram para que o projeto acontecesse. É um incentivo para continuar acreditando na educação como uma força transformadora.”
Professora Priscila e as atividades na escola de Franca

O projeto da professora Priscila na Escola Estadual Ângelo Scarabucci foi nomeado como “Chegadas e Partidas: Histórias que se Conectam”.
Em resumo, o “Chegadas e Partidas” provocou alunos e professores a resgatarem histórias da escola e do bairro, produzirem conteúdos midiáticos e um documentário. No registro do projeto no prêmio, a professora afirma que a iniciativa valorizou a cultura local, desmistificou estigmas sociais e consolidou a escola como espaço de criação, acolhimento e transformação social.
Esta não é a primeira vez que a professora Priscila inscreve um projeto no Prêmio Educador Nota 10. “Já fui pré-finalista em outros dois anos e agora deu certo”, comemora sobre a chegada à final. “Para mim, estar entre os professores que concorrem ao prêmio é um reconhecimento muito importante do trabalho que desenvolvemos na escola. Temos a oportunidade de compartilhar com todo Brasil soluções simples, porém criativas e com bons resultados”, continua a professora.
A professora acredita que o projeto contribuiu para melhora de resultados, apurados nas avaliações internas e externas, ampliação da frequência escolar e o desenvolvimento de habilidades técnicas e de comunicação durante a produção dos conteúdos atrelados ao projeto, como o documentário. “O resultado mais significativo é o pertencimento, o exercício real de escuta ativa, o protagonismo, o trabalho em equipe, é o que reflete diretamente nos resultados da escola. Mostrar que a escola pode ser o lugar de encontro de muitas histórias e que aprendemos uns com os outros”, destaca.
A 27ª edição do Prêmio Educador Nota 10 conta com o patrocínio da SOMOS Educação, a auditoria da BDO Brasil e o apoio do Ensina Brasil, o Singularidades, da Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo, do Instituto Rodrigo Mendes e da Nova Escola. Desde 2018, é a única premiação associada ao Global Teacher Prize, realizado pela Varkey Foundation, prêmio global de Educação.