O Estado de São Paulo foi o mais citado em ranking com as 50 cidades mais seguras do Brasil. A lista feita pela empresa Urban Systems Brasil elencou 19 municípios, incluindo a cidade líder e mais pacífica do Brasil, Vinhedo.
O ranking levou em consideração critérios como taxa de homicídios, acidentes de trânsito, monitoramento de áreas de risco, iluminação pública, despesas com segurança, além do efetivo de agentes de segurança e de trânsito.
Para assumir o primeiro posto, Vinhedo subiu duas posições em relação ao ranking de 2016. Além da líder, a região de Campinas por emplacar outras quatro cidades entre as 50 mais seguras. São elas Paulínia (6º lugar), Amparo (7º), Jaguariúna (38º) e Itupeva (42º).
A região metropolitana de São Paulo também se destacou no ranking, com quatro cidades: Cajamar (11º), São Bernardo do Campo (24º), Jandira (30º) e Mauá (48º). Na região de São José dos Campos, Campos do Jordão (22º) e Ubatuba (27º) são as com melhores indicadores.
Também entre as 50 mais seguras do País, com dados positivos diante dos critérios analisados, três cidades da região de Piracicaba: Artur Nogueira (9º), Araras (13º), Limeira (18º) e Monte Mor (20º).
Ainda aparecem na lista Santos (10º) e Itanhaém (31º), na Baixa Santista, litoral Sul; o município de Itu (15º), na região de Sorocaba, além do município de Monte Alto (35º), na região de Ribeirão Preto.
Do Portal do Governo do Estado