Feira de ciências e engenharia na USP mostra projetos inovadores de estudantes de todo o Brasil

Neste ano, um dos grandes destaques do evento será o número expressivo de projetos voltados às mudanças climáticas; mostra reúne 300 projetos

Feira de ciências da USP

Download

Estudantes em edição anterior da Febrace no campus da USP. Foto: Marcos Santos/USP

Entre terça (25) e sexta-feira (28), a Cidade Universitária, no bairro do Butantã, zona oeste da capital, será palco da 23ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), evento promovido pela Escola Politécnica (Poli) da USP e realizado anualmente pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), que reúne as melhores ideias de jovens cientistas do Brasil. São 300 projetos finalistas, desenvolvidos por 671 estudantes do ensino básico e técnico, que trazem soluções criativas para desafios locais, regionais ou até globais. Todos os projetos podem ser conferidos on-line na mostra virtual neste link.

LEIA TAMBÉM: SP ganha Centro de Ciência de Dados que usa IA para produzir informações e análises para a gestão pública

Neste ano, um dos grandes destaques do evento será o número expressivo de projetos voltados às mudanças climáticas, tema que ganha ainda mais relevância com a realização da COP 30 em Belém, em novembro. Os projetos serão avaliados por especialistas, professores da USP e de universidades parceiras e profissionais da indústria, e os melhores trabalhos serão premiados com troféus, medalhas, bolsas de estudo e estágios, além da oportunidade de representar o Brasil na Regeneron Isef 2025, a maior feira internacional do gênero, que acontece em maio nos Estados Unidos.

A Febrace também lançará o curso gratuito Aprendizagem por Projetos e Mudanças Climáticas, 100% on-line e gratuito, que será oferecido na plataforma Apice, disponível clicando aqui, a partir de terça-feira (25). A iniciativa busca capacitar professores e estudantes no desenvolvimento de projetos interdisciplinares que abordem soluções inovadoras para os desafios climáticos.

LEIA TAMBÉM: Fapesp lança programa para atrair instituições científicas de renome mundial para São Paulo

A feira tem se consolidado como um dos principais eventos de incentivo à ciência no Brasil, despertando vocações e estimulando a criação de soluções inovadoras para problemas reais. “O compromisso dos jovens cientistas com questões climáticas demonstra a relevância da Febrace como plataforma de educação e inovação”, afirma a coordenadora do evento, professora Roseli de Deus Lopes, da Poli. “Ao trazer projetos que propõem soluções concretas para desafios ambientais, a feira reforça seu papel na formação de futuros cientistas e engenheiros comprometidos com um mundo mais sustentável.”

Durante o evento, o público poderá conhecer os projetos finalistas, interagir com os estudantes e acompanhar atividades especiais, como palestras e painéis de discussão. A programação completa está disponível neste link.

Confira abaixo alguns dos projetos de destaque desta edição:

https://youtube.com/watch?v=x911KfzLztA%3Ffeature%3Doembed
https://youtube.com/watch?v=ctqrHmDS2hY%3Ffeature%3Doembed

Mostra de projetos da Febrace 2025

Mostra exclusiva para autoridades, avaliadores e imprensa

Mostra aberta ao público e imprensa

Mais informações no site do evento https://febrace.org.br.