Guia ilustra roteiros com usos e costumes locais





O formato do livro “América do Sul: uma Viagem para Brasileiros”, da jornalista Marcia Carmo, não é aquele que se espera de um guia de viagens, com roteiros de passeios e classificações de hotéis. As informações estão presentes, mas não são o foco do livro: a autora prefere tratar dos costumes de cada país, do comportamento, das curiosidades e das sociedades. Ou seja, busca a proximidade com o habitante dos países considerados, que não interessa a um guia tradicional.


A publicação do livro se insere em um momento em que, aos poucos, vai ficando para trás aquele Brasil que vivia de costas para seus vizinhos sul-americanos, ignorando suas trajetórias históricas, seus costumes e até seu idioma. Na esteira do crescimento econômico da última década, os turistas brasileiros passaram a se interessar pelos demais países da América do Sul. A ponto de os argentinos tratarem a cidade de San Carlos de Bariloche, com sua famosa estação de esqui, como “Brasiloche”.


Com capítulos sobre Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, o roteiro ensina a lidar com a altitude boliviana – onde a primeira regra é “andar despacito” (caminhar devagar) -, comenta o conservadorismo dos homens chilenos e conta histórias sobre a música paraguaia.


No final dos capítulos, há receitas típicas de comidas, e de bebidas, quando se trata de culturas também conhecidas por seus coquetéis.


A jornalista Marcia Carmo é correspondente da BBC em Buenos Aires. Também é autora do “Guia de Buenos Aires para Brasileiros” (em parceria com Cláudia Trevisan) e “Argentinos, Mitos, Manias e Milongas” (com Monica Yanakiew).


“América do Sul – Uma Viagem para Brasileiros”


Marcia Carmo. DBA. R$ 38,00


Fonte: Valor Econômico/Cultura