Estado de SP impulsiona iniciativas que não só levam esporte às áreas periféricas, mas também moldam destinos e oportunidades
Qua, 19/06/2024 – 7h41 | Do Portal do Governo
Entre defesas e ataques, os projetos aprovados na primeira etapa da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte têm sido verdadeiros agentes de transformação nas comunidades de São Paulo. Na sexta-feira (14), a Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo (Sesp) iniciou a entrega dos certificados para as 500 iniciativas selecionadas nessa fase inicial. Esses projetos não só levam a prática esportiva às comunidades, mas também têm o poder de mudar destinos inteiros.
Leia também: Dia do Enxadrista: atleta do Talento Esportivo sonha ser mestre nacional
Vinicius Santos, da Instituição Desporto para Todos, é um desses agentes de mudança. Com suas aulas itinerantes de jiu-jitsu, ele passa pelas comunidades de São Paulo, levando não apenas técnicas das artes marciais, mas também valores essenciais para a formação de crianças e jovens. “Com o projeto já almoçando 750 crianças, muitas de comunidades. O Desporto para Todos acontece também em escolas e isso faz com que os alunos rebeldes passem a ser mais disciplinados e assim mudando os seus comportamentos”, conta, Vinicius. Com aprovação na Lei de Incentivo ao Esporte, Vinicius busca apoiadores para atender a capital e Itanhaém.
“A Lei de Incentivo ao Esporte é uma ferramenta poderosa de transformação social. Ela não apenas oferece oportunidades esportivas, mas também contribui para o desenvolvimento pessoal e a descoberta de novos talentos em diversas modalidades do esporte”, afirma Helena Reis, secretária estadual de Esportes.
Entre os 500 projetos selecionados nesta primeira fase está a Associação Estrela Azul, que há seis anos vem promovendo o pleno exercício da cidadania por meio do esporte. Localizada na comunidade do Jardim Zaira, em Mauá, a associação atende cerca de 200 crianças e adolescentes, oferecendo modalidades como futsal e judô.
“Estamos formando estrelas desde 2018. Neste momento, estamos transformando a vida de 200 crianças entre 6 e 17 anos, mostrando a elas a importância do esporte não apenas para a saúde, mas também para o desenvolvimento de valores como disciplina e cidadania”, relata o coordenador de esportes da Associação, Rodrigo Ponciano.
Com o apoio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, a Associação Estrela Azul consegue impactar a vida de seus alunos, como é o caso de Julia Kethelin. Graças ao seu empenho no futsal, ela conseguiu ingressar no mercado de trabalho aos 15 anos e agora pode investir em seus estudos, graças à oportunidade proporcionada pelo esporte aprendido na associação.
Além de promover a prática esportiva, a Associação Estrela Azul também prepara seus alunos para o mercado de trabalho, contribuindo para um futuro mais promissor.
Na sexta-feira (14), a Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo iniciou a entrega dos Certificados de Incentivo ao Desporto (CIDs) para as 500 iniciativas selecionadas nessa fase inicial. A retirada do documento acontece na sede da secretaria, na Praça Antonio Prado, n° 9, 7º andar, centro, das 10h às 17h. O certificado pode ser retirado pelo presidente da entidade ou pelo seu procurador autorizado com instrumento de procuração com reconhecimento de firma.
Regulamentada pelo decreto 55.636 de 26/03/2010, a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de São Paulo contempla projetos vinculados às áreas educacional, formação desportiva, rendimento, sociodesportivo, participativa, gestão e desenvolvimento e infraestrutura. Ela possibilita à iniciativa privada o apoio a projetos esportivos elaborados por entidades privadas sem fins lucrativos de natureza esportiva ou por prefeituras no estado de São Paulo.
Para mais informações sobre a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de São Paulo, acesse lpie.sp.gov.br.
Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap