DO “AGORA”
As ligações de celular poderão apresentar falhas no domingo, quando as operadoras terão que acrescentar o dígito 9 antes do número do celular com DDD 11.
A TIM enviou mensagens aos seus clientes avisando sobre a possível instabilidade de serviços no domingo e diz que “está trabalhando para que esta mudança ocorra sem impacto para o cliente”.
A TIM aconselha os clientes que tiverem dificuldades para completar chamadas ou acessar dados a ligarem e desligarem o aparelho, para que o novo registro de rede seja feito automaticamente.
As outras operadoras não confirmam que haverá falhas para os clientes.
A Anatel diz que as operadoras são obrigadas a avisar com cinco dias de antecedência quando farão intervenções na rede que podem provocar queda de sinal. O aviso não precisa ser feito necessariamente por SMS –pode ser veiculado um anúncio de jornal, por exemplo.
A agência diz que o envio das mensagens não quer dizer que os problemas vão ocorrer.
A Claro diz que trabalha para que “esta mudança tenha o menor impacto possível para seus clientes”.
A Oi informa que mobilizou uma equipe para “garantir o bom funcionamento dos serviços e o melhor atendimento durante a transição do sistema”.
A Telefônica Vivo diz que tomou “as providências técnicas para a adoção do nono dígito sem que haja instabilidade ou qualquer outro problema para os usuários”.
Segundo a Anatel, os clientes não vão precisar fazer nenhuma alteração na configuração do seu aparelho, já que as mudanças serão feitas na rede e atualizadas automaticamente no celular.
A inclusão do dígito 9 à frente dos atuais números ocorre por medida da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), necessária para ampliar as possibilidades de numeração nos municípios comDDD 11.
Fonte: Folha de S.Paulo/Mercado