Neste Dia das Mães, conheça mulheres que conciliam a maternidade com a responsabilidade profissional
Publicado em 11/05/2025 – 08:50
Em comemoração ao Dia das Mães, uma data tão especial para homenagear mulheres que equilibram com maestria a vida profissional e a maternidade, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos apresenta histórias inspiradoras de mulheres que se dedicam ao amor pelos filhos e serviço.
Ivanilda Almeida de Souza e Mônica Pereira Costa Marcondes, colaboradoras da CPTM e do Metrô, inspiraram tanto seus filhos que eles decidiram seguir a mesma profissão. Já Rita de Cássia, colaboradora do Metrô e grávida de seu primeiro filho, vive a expectativa pela chegada da nova vida que está gerando.
Ivanilda Almeida de Souza, que atua como maquinista na CPTM há 25 anos, transmitiu sua paixão pelos trilhos para a filha, Isabelle Souza, ferroviária desde 2017. Mãe e filha se veem refletidas uma na outra, compartilhando não apenas o amor pela profissão, mas também o orgulho mútuo.
“Minha mãe é uma mulher forte e guerreira. O que me deixa muito orgulhosa é saber que ela me vê da mesma forma. Somos reflexos uma da outra”, afirma Isabelle. Sobre as dificuldades de conciliar a maternidade com a carreira, Ivanilda conta que “os desafios que enfrentei para equilibrar a maternidade com a vida profissional foram os mesmos que muitas outras mulheres enfrentam, mas os benefícios de ser ferroviária proporcionaram bem-estar para minha família”, comenta a maquinista.
No Metrô, agentes de segurança se dedicam diariamente a garantir a segurança dos passageiros, e muitos deles encontram inspiração dentro da própria família. Mônica Pereira Costa Marcondes, que trabalha no Metrô há 24 anos, é mãe de Pedro Costa Marcondes, funcionário da empresa há cinco anos.
Pedro lembra com carinho de sua infância, marcada pela presença constante do Metrô em sua vida. “Convivi, quando criança, e ainda convivo com colegas de trabalho dela. O Metrô sempre fez parte da minha infância. Amo minha mãe e a tenho como inspiração na vida e no ambiente de trabalho”, afirma Pedro.
Mônica, que além de Pedro tem uma filha, recorda as dificuldades de conciliar a criação dos filhos com os horários de trabalho. “Foi o Pedro quem viu meu nome na lista de aprovados para o Metrô. Eu não tinha visto e estava frustrada, mas ele me deu essa grande notícia”, relembra Mônica, destacando a importância da família em sua trajetória.
Quem vive a expectativa da primeira maternidade é a operadora de trem do Metrô Rita de Cássia, que na cabine de composições da Linha 3-Vermelha transporta milhares de passageiros todos os dias de serviço. Rita, funcionária desde 2011, está no quinto mês de gravidez. Feliz da vida pela maternidade, Rita conta com o carinho e apoio do marido Bruno, também operador de trem na mesma linha. Outro apoio importante vem da Companhia que oferece às funcionárias uniformes para o período de gravidez, como calças e batas, a iniciativa tem como objetivo promover um maior conforto para as colaboradoras grávidas, sem sair do padrão visual do vestuário do Metrô.
O transporte sobre trilhos em São Paulo conta com diversos serviços para aquelas que são mães. Os serviços também podem ser utilizados pelas funcionárias das empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos que são ou serão mães.
O Espaço Maternidade, em funcionamento das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, nas estações Tatuapé do Metrô e Luz da CPTM, e na estação Tatuapé também aos sábados, das 9h às 14h, é um local seguro para descanso, alimentação e outros cuidados para mães com bebês e crianças. O acesso é gratuito, os espaços foram criados no ano passado em parceria com a Secretaria de Políticas para a Mulher.