Mais oito unidades da Saúde são certificadas pela ONA

Mais oito unidades estaduais de saúde foram certificadas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), em razão da excelência no serviço de atendimento e do desempenho no decorrer dos últimos anos. São os institutos de Radiologia e de Ortopedia e Traumatologia, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP); o AME Barradas; o Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini; os hospitais gerais de Itapevi e de Itapecerica da Serra; o Hospital Regional do Vale do Paraíba; e o Hospital Estadual Américo Brasiliense. No total, 24 unidades estaduais estão certificadas, oito delas com o selo “Acreditado”; sete no parâmetro “Acreditado Pleno”; e nove com o nível máximo: “Acreditado com Excelência”.

O certificado de bronze (“Acreditado”) é designado para as instituições que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. Instituições que, além de atender aos critérios de segurança, apresentam gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades recebem o certificado de prata (“Acreditado Pleno”). No caso de apresentar excelência em gestão, ou seja, uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional, a unidade recebe o parâmetro do certificado de ouro (“Acreditado com Excelência”).

Na capital paulista e Grande São Paulo, 19 unidades entre hospitais e Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) têm os certificados, entre eles os hospitais estaduais de Sapopemba, Mario Covas e Vila Alpina, o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e o Centro de Reabilitação Lucy Montoro, em São José dos Campos.

A ONA é uma entidade não governamental sem fins lucrativos, que promove o processo de acreditação, que se pauta por três princípios fundamentais: voluntário (a unidade de saúde escolhe ser avaliada), periódico (avaliações constantes durante o período de validade do certificado) e reservado (as informações coletadas pela organização no processo de avaliação não são divulgadas).

DOE, Executivo I, 12/01/2016, p. III