Medida será implantada em duas etapas a partir de janeiro de 2025, com funcionamento das bilheterias das 6h às 22h
As estações contarão com ampla divulgação sobre as mudanças, por meio de comunicação visual e sonora. Foto: Divulgação/Governo de SP
A partir de 15 de janeiro, as bilheterias de cinco estações da Linha 15-Prata do Metrô passarão a funcionar das 6h às 22h. Já em 29 de janeiro, a medida será ampliada para 12 estações da Linha 1-Azul. Essa mudança será feita em razão do baixo volume de vendas nos horários de menor movimento – das 4h40 às 6h e das 22h à 0h. A iniciativa também busca estimular o uso dos meios digitais para compra de passagens, como o aplicativo TOP, máquinas de autoatendimento e a rede credenciada.
LEIA TAMBÉM: SP Nos Trilhos é aposta do Governo de São Paulo para expandir trens e metrô em mil quilômetros
Linha 15-Prata: Estações Vila Tolstói, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba e São Mateus
Linha 1-Azul: Estações Parada Inglesa, Jardim São Paulo, Santana, Luz, São Bento, Liberdade, São Joaquim, Vergueiro, Praça da Árvore, Saúde, São Judas e Conceição.
Com isso, toda a Linha 15-Prata terá o horário das bilheterias ajustado, enquanto 12 estações da Linha 1-Azul passarão a seguir o novo modelo, sendo que as estações Tucuruvi, Portuguesa-Tietê, Armênia e Jabaquara seguirão com os guichês funcionando das 4h40 à 0h.
Para garantir a praticidade aos passageiros, o Metrô reforça as opções de compra disponíveis:
LEIA TAMBÉM: Transporte sobre trilhos tem investimento de R$ 46 bi e gera quase 50 mil empregos em 2024
As estações contempladas contarão com ampla divulgação sobre as mudanças, por meio de comunicação visual e sonora, a partir de duas semanas antes das alterações entrarem em vigor.
Segundo estudos do Metrô, apenas 4,5% dos passageiros que compram passagens nos guichês utilizam este serviço nos horários impactados pela mudança, o que representa menos de 0,4% do total de usuários pagantes. O novo horário das bilheterias permitirá concentrar esforços no atendimento geral das estações e no suporte aos passageiros, seguindo o modelo já implantado com sucesso em outras linhas.