A campanha de vacinação contra o sarampo na capital e nos municípios de Guarulhos, Osasco, São Bernardo do Campo, Santo André e São Caetano do Sul vai até 16 de agosto. O público-alvo são jovens e adultos com idade entre 15 e 29 anos. Esta é faixa etária considerada mais vulnerável a infecções, em razão da menor procura pela segunda dose da vacina.
Além dos postos de saúde, as estações do Metrô, CPTM, EMTU, ViaQuatro e ViaMobilidade também vão receber postos volantes de vacinação. Neste link, há o calendário completo das ações de imunização.
O sarampo pode causar complicações sérias e o único método de prevenção é a vacina. Abaixo, as dúvidas mais frequentes sobre a doença:
O que é o sarampo?
O sarampo é uma doença viral aguda, altamente contagiosa, que cursa com febre, tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas na pele (exantema maculopapular). O sarampo pode ser acompanhado de complicações sérias, principalmente em crianças menores de cinco anos, adultos maiores de 20 anos ou pessoas com algum grau de imunodepressão.
Como a doença é transmitida?
A transmissão é direta de pessoa a pessoa, por meio das secreções expelidas pelo doente ao tossir, respirar, falar ou respirar e que permanecem dispersas no ar, principalmente em ambientes fechados como, por exemplo: escolas, creches, clínicas, meios de transporte. As pessoas infectadas são geralmente contagiosas cerca de 5 dias antes do aparecimento da erupção cutânea até 5 dias depois.
Do Portal do Governo