19/09/2025 10:15:00
A Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE/SP) abriu as inscrições para o Projeto Horizontes, uma nova e estratégica iniciativa institucional voltada ao acolhimento e desenvolvimento dos 200 procuradores recentemente empossados. A ação marca o início de uma nova etapa no fortalecimento da cultura organizacional da PGE, com foco na valorização humana, no engajamento e na formação continuada.
Com um formato inédito, o projeto será um braço de apoio ao estágio probatório, por meio da participação de 40 procuradores experientes que atuarão como monitores institucionais. Sem qualquer vínculo hierárquico, esses monitores assumem o papel de facilitadores e referências para os colegas em início de carreira, apoiando a adaptação à instituição, incentivando a proatividade e promovendo o pertencimento.
“Estamos construindo uma PGE mais integrada, moderna e voltada para as pessoas. O Projeto Horizontes é mais um passo nesse caminho, reforçando nosso compromisso com a valorização dos profissionais e com a construção de um ambiente de trabalho mais acolhedor e colaborativo”, destacou a procuradora geral do Estado, Inês Coimbra.
Diferente do Projeto Elo — que segue voltado à ambientação prática nas unidades —, o Projeto Horizontes tem alcance ampliado, com ênfase no desenvolvimento humano e institucional. As iniciativas se complementam, promovendo uma jornada de integração mais completa e fortalecendo a identidade institucional da PGE.
Capacitação
O projeto é fruto de parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), que será responsável por desenvolver a metodologia e capacitar os procuradores monitores com base em competências específicas. A formação está prevista para outubro, com início das atividades em novembro.
A regulamentação do programa consta na Resolução PGE nº 58, de 16 de setembro de 2025.
As inscrições irão até o dia 26/09. Para manifestação de interesse, é necessário acessar o formulário por meio link: https://forms.office.com/r/j2ZkdTSHvV