O gaúcho Michel Laub, autor de Diário da Queda, é o vencedor do 1º Prêmio Brasília de Literatura na categoria romance. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, em Brasília. O segundo lugar ficou para Marcos Lucchesi, por O Dom Crime.
Na categoria contos e crônica, o primeiro lugar foi para Antônio Prata, por Meio Intelectual, Meio de Esquerda, e o segundo, para Dalton Trevisan, autor de O Anão e a Ninfeta. Nilma Lacerda venceu a categoria infantojuvenil com o livro Sortes de Villamor e Rosa Amanda Strausz ficou na segunda posição com Um Nó Na Cabeça.
O melhor livro de reportagem foi Os Últimos Soldados da Guerra Fria, de Fernando Morais. Tom Cardoso, autor de O Cofre do Doutor Rui, foi o segundo colocado. José Paulo Cavalcanti Filho ganhou em biografia pelo livro Fernando Pessoa – Uma Quase Biografia e Jorge Ferreira levou o segundo prêmio. Ele é autor de João Goulart – Uma Biografia.
Affonso Romano de Sant’Anna ganhou na categoria poesia pelo título Sísifo Desce a Montanha. Donizete Galvão e seu O Homem Inacabado ficaram na segunda posição.
Foram inscritos 1.700 livros. Os primeiros colocados ganham R$ 30 mil e o segundo, R$ 10 mil.
Fonte: Estadão/Cultura