Primavera: veja 8 dicas de parques para chegar com transportes metropolitanos de SP

Confira passeios para aproveita a estação das flores que são de fácil acesso pelas linhas da CPTM, Metrô e ônibus gerenciados pela EMTU

Museu do Ipiranga e Parque da Independência

Transporte e trânsito

O Parque da Independência possui estacionamento gratuito, rede wi-fi e acessibilidade em equipamentos de ginástica. Foto: Governo de SP

– Atualizado em 24/09/2024 – 12:11:53

A estação mais florida do ano começou no dia 22 de setembro e, pensando nisso, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) selecionou oito parques para que os passageiros do transporte metropolitano possam conhecer e passear. A lista conta com destinos repletos de experiências de lazer que podem ser exploradas utilizando o sistema metroferroviário, pela CPTM e Metrô, além dos ônibus gerenciados pela EMTU.

Parque Jardim da Luz

Foi criado originalmente como Horto Botânico e, em 1825, aberto ao público como Jardim Público da Luz. É um dos mais antigos parques do município, foi tombado em 1981 e conta com vegetação de bosques e jardins implantados.

Parque da Independência

O Parque da Independência possui estacionamento gratuito, rede wi-fi e acessibilidade em equipamentos de ginástica, pista de skate, parquinho, sanitários públicos, rota para pessoas com deficiência composta por planos inclinados, rampas e caminhos em deck, praça para eventos, pista de corrida, playground, área de estar e chafariz com fonte e cascata. 

Parque Trianon

O Parque Tenente Siqueira Campos, conhecido como Parque Trianon, possui um restante da Mata Atlântica em sua estrutura e é um dos parques centrais mais pesquisados da cidade. Tem equipamentos de ginástica, rampa de acesso ao parque, áreas de circulação, playgrounds e Trilha do Fauno, além de um um acervo histórico de árvores centenárias e obras de artes relevantes. 

Parque da Juventude

O Parque da Juventude mudou a paisagem da Zona Norte de São Paulo desde 2003, ao substituir o Complexo Penitenciário Carandiru por uma área de lazer e entretenimento ao ar livre. É um dos parques com maior quantidade de área verde, além de instalações para práticas de esporte, áreas de lazer e entretenimento, espaço canino e espaço aberto para shows e eventos. O espaço abriga a Biblioteca de São Paulo, com mais de 35 mil títulos, e o Acessa São Paulo, programa de inclusão digital do Governo do Estado. 

Parque Ecológico do Tietê 

Parque Ecológico do Tietê / Foto: Governo de SP

O Parque Ecológico do Tietê preserva fauna e flora da várzea do rio Tietê e proporciona uma série de atividades culturais, educacionais, recreativas, esportivas e de lazer. As principais atrações são: Centro de Educação Ambiental, Centro Cultural, Museu do Tietê e a biblioteca e Centro de Recepção de Animais Silvestres.

Parque da Água Branca

O Parque Doutor Fernando Costa, ou Parque Estadual da Água Branca, tem 137 mil metros quadrados e abriga atrações como o Museu Geológico e a Casa de Caboclo, uma réplica de residências da zona rural e o Aquário e o Relógio do Sol. O público da terceira idade tem equipamentos de ginástica disponíveis na Praça do Idoso e festas permanentes. Além disso, é um dos únicos parques que possui Arena Hípica, Centro de Referência em Educação Ambiental e espaços para exposições e feiras.

Parque Prefeito Celso Daniel

O Parque Celso Daniel possui área arborizada de 64 mil m² e oferece aos frequentadores lanchonete, vestiários, rampas, corrimãos e toaletes. Além disso, o local possui dezenas de atrações voltadas para o entretenimento e prática de atividade física, como pista de Cooper, área para alongamento, academia ao ar livre, campos de futebol de areia e quadras poliesportivas, playgrounds e um lago.

Eco Parque Caieiras

O parque é uma área arborizada e conta com espaços de lazer, playground para as crianças, academia ao ar livre, quadra esportiva, pista de ciclismo e caminhada, dois decks para observar toda a bela paisagem, restaurante e quiosques.

Bilhetes

Para ir de forma mais fácil aos parques, os passageiros podem comprar seu bilhete digital QR Code para uso nos trilhos via WhatsApp no número: 11 3888-2200, aplicativo TOP – disponível para download nas plataformas Google Play ou Apple Store, ATMs distribuídas por todas as estações do Metrô e da CPTM e em mais de 8 mil pontos de venda na capital e região metropolitana. Nestes pontos a compra pode ser realizada com cédulas. Todos os processos são simples e rápidos, mesmo para quem não tem familiaridade com as novas tecnologias. A lista completa dos pontos de venda está disponível para consulta no site: www.boradetop.com.br.

LEIA TAMBÉM: Como guardar e transportar bicicletas no metrô, trem e ônibus de SP

Secretaria dos Transportes Metropolitanos

A STM tem como missão a formulação de políticas públicas que assegure a mobilidade urbana integrada, segura, acessível e sustentável para concretização do direito social do acesso ao transporte. A pasta é referência no planejamento e na gestão do transporte metropolitano de passageiros que, diariamente, transporta cerca de 8,5 milhões de pessoas, na média dos dias úteis. Vinculadas à STM, estão a CPTM, a EMTU, o Metrô, além da Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado.