Procuradora do Estado participa de encontro no CNJ e sobre ação afirmativa no sistema de justiça

23/09/2025 19:00:00

A Procuradora do Estado de São Paulo, Gabriela Alves Melo Ferreira, participou nesta terça-feira (23), em Brasília, de reunião com o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, e os primeiros aprovados em concursos públicos que integraram o Programa de Ação Afirmativa do CNJ.

Gabriela é uma das participantes do programa e atualmente compõe os quadros da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo, após aprovação no último concurso para Procurador do Estado.

Acompanhada pelo procurador geral adjunto, Caio Guzzardi, ela destacou a importância da iniciativa, voltada à preparação de pessoas negras e indígenas para carreiras na magistratura e em outras áreas do sistema de justiça.

“Esse programa foi fundamental para a minha preparação e para a minha aprovação como Procuradora do Estado. No encontro, reforçamos o quanto essas políticas de inclusão realmente abrem portas e contribuem para um sistema de justiça mais diverso e representativo”, afirmou Gabriela.

Programa de Ação Afirmativa

O programa do CNJ promove ações estruturadas para ampliar a diversidade no sistema de justiça. As iniciativas incluem bolsas de estudo, cursos preparatórios para o Exame Nacional da Magistratura e apoio até a conclusão dos cursos de formação de magistrados, incorporando a diversidade como elemento essencial na construção de um Judiciário mais justo, plural e equitativo.