Procuradora Geral é homenageada na abertura do 51⁰ CNPE

23/09/2025 09:00:00

A Procuradora Geral do Estado de São Paulo, Inês Coimbra, foi homenageada na noite desta segunda-feira (22) por sua contribuição de forma relevante para o fortalecimento e o desenvolvimento da advocacia pública, durante abertura do 51º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (CNPE), em Fortaleza (CE).

Junto com outros oito homenageados, incluindo o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, ela recebeu a Medalha de 40 anos da Anape, dedicada à valorização de personalidades que, ao longo de suas trajetórias, têm se dedicado à defesa das prerrogativas, ao fortalecimento institucional e à consolidação da advocacia pública como função essencial à Justiça e ao Estado Democrático de Direito.

Com destaque à defesa das prerrogativas da carreira, o evento, realizado pela Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape), reúne, de 22 a 26 de setembro, procuradores de todo o país para debater os desafios e avanços da atuação da categoria.

Ao participar da cerimônia de abertura, representando o Colégio Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e do Distrito Federal (Conpeg), Inês Coimbra reforçou a representatividade da advocacia pública feminina no cenário nacional.

“Momentos como este reforçam nosso compromisso com uma atuação técnica, ética e comprometida com a justiça. É uma honra receber essa homenagem e ver a presença crescente das mulheres na liderança da advocacia pública. Seguimos construindo uma atuação cada vez mais representativa, forte e comprometida com o interesse público”, afirmou a procuradora.

Uma delegação de procuradores e procuradoras da PGE/SP também participa do evento que conta com ampla programação de painéis e debates sobre os rumos da advocacia pública no Brasil.