Prontos Pro Mundo: Alunos de intercâmbio gratuito do Governo de SP embarcam para o Reino Unido

No total, 1.000 alunos da rede estadual viajam neste ano para estudar em países de língua inglesa

Download

Além de Reino Unido, alunos podem estudar inglês em países como Austrália, Canadá e Nova Zelândia. Foto: Pablo Jacob/Governo do Estado de SP

O governador Tarcísio de Freitas acompanhou na manhã desta segunda-feira (13), no Aeroporto Internacional de Guarulhos, o embarque de 58 estudantes do Prontos Pro Mundo para o Reino Unido. Os jovens viajaram para iniciar os estudos pelo programa inédito da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), que oferece intercâmbio gratuito em países de língua inglesa a alunos da rede estadual.

“A ideia é desenvolver a habilidade de comunicação, sobretudo no idioma inglês, que é tão importante no mercado. Eu tenho certeza de que para os estudantes vai ser uma experiência interessantíssima. Já vi que o pessoal já está saindo afiado, em um bom nível. Eles vão voltar falando bastante e eu já estou ansioso para ver o regresso, para ver as experiências e é algo que vai contagiar os colegas. Eles chegam, contam como foi e isso vai tomando a rede. O pessoal vai ficando com vontade de participar do programa”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

O embarque também contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas; do secretário de Educação do Estado, Renato Feder; do secretário executivo da Educação, Vinícius Neiva; do cônsul-geral do Reino Unido, Jonathan Knott; e da coordenadora do Prontos Pro Mundo, Simone Telles.

Na última quinta-feira (9), um grupo com 38 alunos viajou também com destino ao Reino Unido. O programa oferece ainda cursos na Austrália, Canadá e Nova Zelândia. No total, 1000 estudantes foram selecionados no ano passado para passar por essa vivência em 2025: 500 viajam no primeiro semestre e outros 500 no segundo. A lista com os aprovados para esse período será divulgada em breve pela Seduc-SP e a seleção para 2026 já teve início.

“Acreditamos no poder transformador das oportunidades, do aprendizado e da capacitação. Este intercâmbio prepara os estudantes em diversos aspectos, inclusive para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, fortalecendo a autoconfiança, a autonomia e ampliando as perspectivas para o futuro”, destacou a primeira-dama Cristiane Freitas.

Como funciona o Prontos Pro Mundo

O Prontos pro Mundo seleciona os estudantes por mérito, a partir das notas, mas também por inclusão, no reconhecimento dos melhores alunos em cada uma das cidades elegíveis no estado. O programa destinou àqueles com as melhores notas de cada cidade no Saresp 2023 (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) 75 mil vagas para o curso online de inglês, outra etapa para a classificação final dos 1.000 alunos que viajarão a cada ano.

O programa permite a troca de conhecimento e habilidades, o desenvolvimento de competências interculturais e o aprimoramento de proficiência no idioma inglês. A iniciativa também contribui para expandir a visão de mundo dos estudantes, que ficam melhor preparados para o mercado de trabalho, além de enriquecer a formação pessoal de cada jovem participante.

Passo a passo

O Prontos Pro Mundo é dividido em duas fases, com processo de avaliação que tem início ainda no 9º ano do Ensino Fundamental e perdura na 1ª série do Ensino Médio, quando os alunos participam de um ano de curso de inglês on-line. Os selecionados embarcam para o intercâmbio na 2ª série do Ensino Médio. Confira como funciona:

FASE 1

FASE 2

Ouça a coletiva:https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/2008263495&color=%23ff5500&auto_play=true&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true

Governo do Estado de São Paulo · Coletiva: Governador Tarcisio de Freitas | Embarque dos alunos “Prontos pro Mundo” – 13.01.25