Centros de Apoio Técnico e cursos de capacitação do programa TODAS in-Rede apoiam e orientam mulheres com deficiência
Por meio do programa TODAS in-Rede, o curso de Liderança e Empoderamento Feminino já formou mais de 760 mulheres com deficiência. Foto: Governo de SP
– Atualizado em 11/10/2024 – 16:21:27
Com o Dia Nacional de Combate à Violência contra a Mulher, celebrado em 10 de outubro, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) reforça ações de proteção às mulheres com deficiência. Entre as medidas estão atendimento especializado às vítimas e cursos de liderança e empoderamento.
Os Centros de Apoio Técnico (CATs), distribuídos em cinco cidades do estado de São Paulo, atendem mulheres com deficiência e pessoas em situação de vulnerabilidade, oferecendo atendimento humanizado e especializado.
Com equipes multidisciplinares, os centros realizam desde atendimentos psicológicos até encaminhamentos à rede de proteção. Nos últimos quatro anos, os CATs registraram mais de 2,1 mil boletins de ocorrência relacionados à violência de gênero e realizaram mais de mil encaminhamentos para a rede de proteção.
Além de apoiar as vítimas, a SEDPcD tem investido na autonomia feminina como maneira de conscientizar esse grupo sobre o tema. Por meio do programa TODAS in-Rede, o curso de Liderança e Empoderamento Feminino já formou mais de 760 mulheres com deficiência. Em sua 8ª edição, que terá início na próxima terça-feira (15), o curso contará com a participação de 232 pessoas de 23 estados brasileiros. O programa, que conta com o apoio da Secretaria de Estado de Políticas para a Mulher, oferece capacitação on-line e acessível, com temas que vão desde autoestima e prevenção à violência até trabalho e direitos afetivos e reprodutivos.
LEIA TAMBÉM: SP amplia em 35% a proteção social de alta complexidade para pessoas com deficiência
O programa também capacita profissionais da rede de proteção, como promotores, delegados e outros envolvidos em delegacias e assistências sociais, em cursos que orientam sobre a realização do atendimento adequado em situações de violência contra mulheres com deficiência, preparando-os para lidar com tais casos de forma eficaz. Mais de 300 profissionais já foram capacitados. Este curso visa orientar sobre o acolhimento, atendimento e orientação de mulheres com deficiência vítimas de violência, promovendo uma abordagem empática.
“Nossas ações convergem para que as mulheres com deficiência saiam de um cenário de insegurança e vulnerabilidade para uma posição de protagonismo e liderança. Ao proporcionar atendimento especializado e capacitação, avançamos em direção à garantia de direitos fundamentais, que é nossa principal premissa”, afirmou Marcos da Costa, secretário de estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Os cinco Centros de Apoio Técnico estão situados dentro das seguintes delegacias: Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência de São Paulo; 2ª Delegacia Seccional de Campinas; Delegacia Seccional de Guarulhos; na Delegacia de Defesa da Mulher e Proteção ao Idoso de Ribeirão Preto e 7ª Delegacia de Polícia de Santos. Para acessar os serviços especializados não é necessário realizar agendamento – veja aqui os endereços.
O programa TODAS in-Rede, criado em 2020, oferece cursos voltados para mulheres com deficiência e sua rede de apoio, abordando temas como trabalho, renda, autonomia financeira, prevenção à violência, autoestima, liderança e direitos afetivos e reprodutivos. O objetivo é promover o empoderamento e a emancipação dessas mulheres, melhorando a qualidade de vida e incentivando sua inclusão social – saiba mais sobre o programa.